O Bebê de Rosemary (1968) – Análise

quinta-feira, janeiro 30, 2014 Ricardo Sousa 0 Comments

Lançado em 1968, O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) é um dos maiores clássicos do horror. Em sua época de lançamento, recebeu prêmios em algumas das premiações mais renomadas do cinema, incluindo o de melhor atriz coadjuvante para Ruth Gordon no Oscar e Globo de Ouro.

Com um roteiro baseado no romance homogêneo (1967) de Ira Levin, o filme começa quando o casal Rosemary e Guy resolve se mudar para um novo apartamento em Nova York. Chegando ao local, os dois conhecem seus vizinhos, e logo Guy se envolve com aqueles, que fazem parte de uma seita de bruxos. Sempre curiosa com a ideia de ser mãe, Rosemary engravida e rapidamente percebe o interesse do vizinhos em seu bebê, mas é só depois que a moça descobre o envolvimento de Satan em sua gravidez.

O Bebê de Rosemary não é um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos, apesar de trazer uma temática pesada, ele guarda para o final, todas as descobertas, levando o espectador a suspeitar de quase tudo. Não sei a opinião da maioria, mas o roteiro adaptado por Roman Polanski se mostrou um tanto previsível, mas valeu à pena, pois o drama vivido pela personagem Rosemary, acabou desenvolvendo toda uma atmosfera para a cena em que o filho de Satanás é revelado (o filho de Rosemary com Satan só é visto pelos olhos de quem está dentro da história).

Quando for assistir ao filme, esqueça os clichês e reveja os fatos, pois Rosemary's Baby não é o tipo de produção que logo de início vai causar medo. Em primeiro lugar, você será apresentado a toda uma história envolvendo o Diabo, logo depois a vários Sabbats e somente nos minutos finais é que a personagem principal vai perceber que está cercada por vários membros de uma seita, onde o único objetivo é fazê-la gerar o fruto das trevas.

. O filme é composto por boas atuações.
. O roteiro é previsível, mas chama a atenção.
. O filme termina sem solução, deixando caminho para uma sequência, que até hoje não foi lançada. 

NOTA: 4,0

0 comentários:

Seu comentário é indispensável