O Exorcista (1973) - Análise

domingo, dezembro 01, 2013 Ricardo Sousa 0 Comments


Lançado em 1973 e dirigido por William Friedkin, “O Exorcista” (The Exorcist) é uma das produções mais completas do gênero horror. Explorando a temática possessão e envolvendo cenas fortes, o filme conseguiu arrecadar o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo, com um orçamento de US$ 12.000.000, mas o sucesso do filme não veio somente pela temática, e sim pelas ótimas atuações de Linda Blair (interpretou Regan MacNeil), Ellen Burstyn (interpretou Chris MacNeil, mãe de Regan) e Jason Miller (interpretou o Padre Damien Karras).

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Chris MacNeil (Ellen Burstyn ) uma atriz, que se encontra totalmente sem saída ao descobrir que sua filha de doze anos Regan MacNeil (Linda Blair) está possuída por um demônio. A única saída para a garota escapar com vida é um exorcismo, que acaba se tornando uma batalha para o Padre Damien Karras.

Quando o filme inicia, parece com mais uma produção simples do gênero, mas pensando assim você se engana, pois após uma breve explicação dos fatos, o filme começa a ficar interessante. Uma das cenas que mais chamou minha atenção foi a do exorcismo, que apesar de ser forte, consegue marcar o verdadeiro objetivo do filme que é polemizar a luta do bem e do mal, envolvendo a igreja católica e as forças demoníacas.

Os personagens de O Exorcista são poucos e complexos, o que se tornou mais conhecido pelos fãs do horror foi à garota possuída Regan, que durante o filme, pratica atos pesados para os olhos do sistema. O sucesso do personagem foi tão grande, que Linda Blair, acabou sendo indicada ao Oscar na categoria melhor atriz, mas acabou perdendo.


Sem dúvidas o roteiro é o que mais impressiona, escrito por William Peter Blatty, David Salven e Noel Marshall esse proporcionou ao filme um Oscar, lembrando que a produção merecia um maior reconhecimento, mas como sabemos essas premiações não se incomodam em descartar o horror, certo que as produções do gênero lançadas atualmente não merecem ganhar nada.
Nota: 5,0

0 comentários:

Seu comentário é indispensável