A Volta dos Mortos Vivos (1985) – Análise

segunda-feira, abril 14, 2014 Ricardo Sousa 2 Comments

Os anos 80 foram marcados pela explosão de produções do gênero horror que uniam o medo e o humor. Sem dúvidas essa mistura deu muito certo e acabou sendo responsável pelo surgimento do filme A Volta dos Mortos Vivos (The Return Of The Living Dead,1985) dirigido e escrito por Dan O'Bannon com a ajuda de John A. Russo (que também escreveu o roteiro de A Noite dos Mortos-Vivos, 1968) no roteiro.

Baseado no clássico “A Noite dos Mortos-Vivos” (Night of the Living Dead) de George A. Romero, a película segue a história de um Vazamento de gás tóxico que acaba trazendo todos os mortos daquela região de volta a vida. Agora um grupo de pessoas tenta amenizarem os danos causados pelos zumbis comedores de cérebros.

Totalmente focado no humor negro, A Volta dos Mortos Vivos brinca com o dia a dia de muitas pessoas da época, trazendo vários clichês do subgênero, e ainda assim o filme se saiu inovador por trazer zumbis inteligentes que possuem a habilidade de falar. Muita gente não gostou dessa inovação, mas mesmo assim vale a pena conferir.

Seguindo a linha de produções como “Sexta-Feira 13” (Friday the 13th, 1982), “A Hora do Pesadelo” (A Nightmare on Elm Street, 1984) e “A Hora do Espanto” (Fright Night, 1985), o filme conta com um grupo de adolescentes em busca de diversão, só que aqui eles procuram farra em um cemitério abandonado prestes a contar com a volta de seus defuntos e essa é a parte boa, na qual o espectador é submetido a uma visão não mostrada em “A Noite dos Mortos-Vivos”, que é a hora em que os zumbis saem de seus túmulos. Lembrando que o grupo de jovens desse filme é bem diferente dos mostrados nas produções que citei anteriormente, O destaque foi para a personagem interpretada pela atriz Linnea Quigley, que tirava a roupa no meio do cemitério, dando lugar para uma das cenas mais épicas de nudez do gênero horror e do próprio cinema.

A Volta dos Mortos Vivos foi lançada em 1985 e teve algumas sequências, sendo que apenas a segunda valorizou o filme original, apesar de ter mostrado uma visão mais leve. Assista ao filme sem esperar algo sério e lembre-se que ele não é nada comparado a trilogia de George Romero, só a trilogia e nada de série completa.

NOTA: 5,0 de (0/5)


2 comentários:

Seu comentário é indispensável