It - Uma Obra Prima do Medo (1990) – Análise

quarta-feira, junho 04, 2014 Ricardo Sousa 0 Comments


It: Uma Obra Prima do Medo é uma adaptação para a TV do livro homogêneo de Stephen King. A adaptação foi lançada em 1990, com direção e roteiro de Tommy Lee Wallace com a ajuda de Lawrence D. Cohen no roteiro.

Assim como no livro, o filme também foi dividido em duas épocas, uma, quando os sete personagens principais eram apenas crianças, e outra, quando eles crescem e resolvem voltar para a pacata Derry, para vingar a morte do pequeno Georgie Denbrough (Tony Dakota), sabendo que a coisa está de volta.

O filme envolve o terror psicológico em momentos de uma amizade de infância que após 30 anos é lembrada por aqueles que acreditaram que um amigo de verdade nunca morre. It tem o poder de assustar e comover, pois ao mesmo tempo em que o palhaço assassino Pennywise (Tim Curry) ataca, as crianças são levadas a um pensamento obscuro, onde acabam ficando indefesas, diante de seus problemas pessoais, e é isso que torna o filme mais interessante, pois assistindo ao filme desde o início, você ira conhecer todos os erros e acertos dos personagens, enquanto eles se apresentam a você, em lembranças que quase sempre envolvem seus problemas pessoais, ligados a presença maléficas da Coisa (outro nome dado ao demônio vestido de palhaço).

Olhando para o lado técnico, o filme ficou bem alinhado e mesmo assim, acabou ficando longo. Tommy Lee Wallace fez um bom trabalho como diretor da adaptação e as atuações não foram tão boas assim, lembrando que Tim Curry tirou de letra na interpretação do demônio Pennywise, acredito que essa foi a única atuação 100% do filme e um dos maiores papéis do ator.

Em resumo: It é um grande clássico do gênero horror, foi fiel ao livro e não deixou faltar quase nada. Recomendo a todos os leitores do blog, pois vejo It: Uma Obra Prima do Medo como uma produção tão obrigatória quanto “O Exorcista” (The Exorcist, 1973) para os adoradores do terror.

→ Foi anunciada uma refilmagem para esse filme, mas parece que tudo não passa de uma especulação. Espero que esse remake não aconteça.

→ Uma editora brasileira ira traduzir o livro “It” (do qual a adaptação foi baseada) e lançar.


Nota: 5,0 de (0/5)