Resenha: A Noite dos Mortos-Vivos, John Russo

domingo, março 01, 2015 Ricardo Sousa 1 Comments


“Aí vêm eles, erguendo-se do fundo dos túmulos, enchendo a noite de gritos, manchando a terra de sangue… Aí estão eles, caminhando ao ritmo da morte, limpando o sangue dos lábios…”

A citação acima descreve o rumo apocalíptico em que “A Noite dos Mortos-Vivos” gira em torno. Imagine um mundo onde as pessoas precisam reunir forças para lutar contra um exército de humanoides mortos que de uma forma desconhecidas voltaram à vida, imagine também uma humanidade que possui os olhos fechados, tendo que inserir entre seus problemas, um apocalipse devastador, onde a única forma de sobrevivência é matar ou morrer. Tendo em mente esses dois pensamentos, você vai está descrevendo “A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos”, livro escrito por John A. Russo e lançado no Brasil pela editora DarkSide Books, que narra no primeiro romance, “A Noite dos Mortos-Vivos” a mesma história do filme de 1968 e no segundo “A Volta dos Mortos-Vivos”, um conto inédito que não recebeu adaptação para o cinema.


A Noite dos Mortos-Vivos



Romanceado a partir do roteiro escrito por John A. Russo e George A. Romero, “A Noite dos Mortos-Vivos” inicia quando Barbara e Johnny decidem visitar o túmulo do pai deles, que fica localizado em uma cidade rural. Chegando ao cemitério, os irmãos se deparam com um homem estranho (um zumbi) sedento por carne humana que acaba matando Johnny. Assistindo a tamanha brutalidade daquele indivíduo, Barbara foge e no caminho encontra uma casa de campo, que agora é sua base e de mais alguns sobreviventes para escaparem daquelas coisas lá fora.

Trazendo um clima totalmente apocalíptico, a primeira história do livro não deixa faltar nada do que foi mostrado no filme de 1968. Aqui os personagens foram explorados devidamente e as mortes ganharam ainda mais importância, deixando o leitor preso e ansioso para saber se o romance vai ou não enviar seus personagens ao glorioso final visto no clássico dirigido por George A. Romero.

Se você não assistiu ao filme: O lado bom disso é que a história será algo inédito para você, todas as cenas serão imaginadas com outra concepção e você terá a honra de adentrar em uma história imperdível sem saber mais ou menos o que vai acontecer, mesmo por que “A Noite dos Mortos-Vivos” não traz uma história previsível e as surpresas serão inevitáveis durante a leitura de uma das maiores visões do gênero horror.

Se você já assistiu ao filme: Tudo vai ganhar um novo sentido, como eu assisti ao filme antes de ler ao livro, posso deixar bem claro que mesmo assim você vai se prender a leitura que agora passa a ser cinematográfica. O lado bom disso é que você vai se sentir dentro do clássico de 1968 observando novos detalhes que o John Russo soube inserir no livro. As mortes no livro ganharam um rumo mais repulsivo e isso é um prato cheio para todos nós fãs do subgênero zumbis comedores de carne humana.

Finalizando a leitura: A sensação de dever cumprido vai abrir sua mente e por algum tempo você vai imaginar o quanto essa história fez a diferença no gênero, mesmo por que não dar para aceitar o fato da existência de mortos-vivos no cinema sem a criatividade de John A. Russo e George A. Romero. Acredite os mortos dominaram a terra e a causa disso tudo se chama “A Noite dos Mortos-Vivos”.

A Volta dos Mortos-Vivos




Se passando após dez anos de “A Noite dos Mortos-Vivos” esse é o segundo romance do livro escrito por John Russo e lançado no Brasil pela editora DarkSide Books. “A Volta dos Mortos-Vivos” é o nome dele, mas não confunda essa história com a mostrada no filme trash dos anos 80 dirigido por Dan O’Bannon, pois apesar dos títulos iguais, esse romance traz uma história inédita, onde a crítica social de “A Noite dos Mortos-Vivos” prevalece, unindo-se a assuntos polêmicos como a volta dos mortos a vida, canibalismo, mentes psicopatas, religião e gravidez.

O segundo romance inicia quando um acidente de ônibus deixa todos os passageiros mortos. Ocorrido em uma cidade rural a notícia chega aos ouvidos do reverendo Michaels, um líder religioso que ordena que todos os fiéis da sua igreja, sigam ao local e cravem estacas de madeira nos crânios de todos os acidentados, antes que os acontecimentos de dez anos atrás voltem a se repetir. A tentativa dos fiéis se torna fracassada, após a chegada da polícia e novamente os mortos que não tiveram os crânios perfurados voltam à vida.

Ao ler o segundo romance do livro: Você irá se deparar com uma história original, ainda sim, cinematográfica que explora não apenas o apocalipse zumbi, mas como também, acontecimentos do cotidiano dos personagens como a ação dos saqueadores, que durante toda a leitura do livro é tido como um dos problemas mais frequentes da época em que a história se passa.


Finalizando a leitura: O segundo romance passa a ser algo imperdível, que acaba quebrando vários clichês que desde “A Noite dos Mortos-Vivos” alastram o mundo dos zumbis comedores de carne humana. Acredite essa sequencia irá tirar seu fôlego, colocando em primeiro lugar as surpresas que do início ao fim, criaram uma atmosfera indescritível ao livro.

Minha Opinião



Antes de iniciar a leitura, fiquei observando todos os detalhes que DarkSide fez questão de adicionar ao livro, como você pode ver nas imagens, essa é a edição limitada do livro, ela é todo em capa dura, emborrachada e possui as folhas amareladas que não cansam os olhos na hora da leitura. Alem das imagens clássicas do filme, essa edição também possui uma mistura de cores bem legal, onde o preto e branco relacionado ao filme acaba unindo-se ao verde, concluindo então, uma diagramação perfeita que só a editara se dispõe a fazer. Existe também uma edição desse livro em brochura, a qual eu não tive contato, mas acredito que essa possua o mesmo miolo da edição limitada.


O Nascimento dos Mortos-Vivos: Antes do início dos dois romances, o leitor é apresentado a uma introdução intitulada “O Nascimento dos Mortos-Vivos” onde o autor expõe em cinco páginas um pouco da suas experiências como o cinema de horror, subgênero zumbis e parceria de grande sucesso com o cineasta George a. Romero. A introdução escrita por John Russo explica melhor como surgiu à ideia do roteiro do filme clássico “A Noite dos Mortos-Vivos” e como foi ter romanceado esse roteiro e depois de algum tempo ter criado uma sequencia literária para uma das histórias mais criativas que o mundo do cinema e literatura viu.

Todo livro: Sem dúvidas o melhor livro de zumbis de todos os tempos, falo isso por acreditar na reunião de tudo que um fã do subgênero zumbis precisa para ser feliz. A forma como o autor detalhou os personagens e cenários nos dois romances foram fotográficos e sem falar da forma fluente e rápida que ele escreveu, deixando ainda mais prazerosa a leitura dessa obra que merece um lugar na sua estante.



Nota: 10 de 0/10

Um comentário:

Seu comentário é indispensável