A Morte do Demônio (1981) – Análise

sábado, setembro 21, 2013 Ricardo Sousa 0 Comments

Titulo Original: The Evil Dead
Titulo Nacional: A Morte do Demônio
Ano: 1981
Elenco: Bruce Campbell, Betsy Baker, Bill Vincent, Ellen Sandweiss e Theresa Tilly
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Sam Raimi
Produtores: Bruce Campbell, Gary Holt, Irvin Shapiro, Robert G. Tapert e Sam Raimi
Estreia no Brasil: 1981
Sinopse: O filme conta a história de um grupo de cinco amigos, que decidem passar alguns dias em uma cabana isolada no meio da floresta. Chegando lá, os jovens descobrem no porão da cabana um livro chamado Necronomicon Ex Mortis (Livro dos Mortos), junto de um gravador e uma fita. Sentados em uma mesa, o grupo ouve as passagens mantidas na fita e acabam sendo possuído um por um, pelos demônios, que acordaram devido à execução das palavras gravadas na fita.




“A Morte do Demônio” (The Evil Dead) é um dos maiores clássicos do gênero horror, foi escrito e dirigido por Sam Raimi e teve seu lançamento no ano de 1981. Quando foi exibido nos cinemas, o filme conseguiu impactar a todos com suas cenas fortes, compostas por decapitação, decepção e estupro seguido de possessão. 

Trazendo elementos já conhecido em seu enredo, o clássico conta a história de um grupo de cinco amigos, que decidem passar alguns dias em uma cabana isolada no meio da floresta. Chegando lá, os jovens descobrem no porão da cabana um livro chamado Necronomicon Ex Mortis (Livro dos Mortos), junto de um gravador e uma fita. Sentados em uma mesa, o grupo ouve as passagens mantidas na fita e acabam sendo possuído um por um, pelos demônios, que acordaram devido à execução das palavras gravadas na fita.

A sinopse acima mostra só um pouco do que “The Evil Dead” tem a oferecer, lembrando que, a temática possessão já era um clichê na época, mas como o filme veio para revolucionar o gênero, a violência acabou sendo a arma usada por Sam Raimi para alcançar o topo. Hoje a produção dirigida por ele é uma das mais aclamadas do cinema, sem falar que foi “A Morte do Demônio” o início de todos os convites que o cineasta recebeu para dirigir outras produções.

O filme traz os típicos personagens jovens, só que aqui, eles não são tão exagerados como os das franquias “Sexta-Feira 13” e “A Hora do Pesadelo”. Mesmo porque, o cineasta acabou levando a história do seu filme a sério e resolveu colocar em cena, apenas o que era realmente importante para os fãs do gênero.

Em resumo, “A Morte do Demônio” é o tipo de produção, que nem um fã do horror pode deixar passar em branco, pois em minha opinião nunca vai existir um filme de terror tão completo quanto esse. Lembrando que o filme é dono de duas sequencias “Uma Noite Alucinante” (1987) e “Uma Noite Alucinante 3 - O Exército das Sombras” (1992) e de uma refilmagem lançada esse ano.



           

           

           

0 comentários:

Seu comentário é indispensável